Fadiga de Jogos?

Ora estou de volta uns meses depois...com um tema algo cruel e que me anda a atormentar a cabeça nos últimos tempos.

Será possível eu ficar cansado de jogos? Ou estarão alguns jogos a perder o encanto?





Antes de ser já expulso da comunidade, calma! Eu não estou farto de jogos ou de jogar, não de todo! Prova disso é a minha colecção que no último ano pareceu um miúdo de 13 anos na puberdade com adubo nos pés a crescer a um ritmo exponencial. O ponto que quero explorar é a minha maravilha pelos jogos novos que se está a desvanecer.


Eu imagino que isto seja um processo normalíssimo, afinal de contas os jogos não podem ser, todos os anos, absolutamente e incrivelmente inovadores, mas dou por mim com jogos novos que digo "é bom, mas não me diz nada". Aconteceu agora recentemente com o Grand Austria Hotel, comprei e rapidamente me desfiz do jogo e o jogo é muito bom, muito bom mesmo, MAS, eu estava a dar por mim muito pouco entusiasmado a jogar aquilo.


Outro exemplo, este ainda na minha colecção e a subir lugares: Praga Caput Regni. Gosto do jogo e cada vez gosto mais, mas mais uma vez parece que fica um bocado à quem daquilo que o Underwater Cities, para falarmos em jogos do mesmo autor, na altura, fez para mim.


Será que hoje o Pandemic já não iria ser o jogo que me deixava completamente vidrado no hobby? Será que se fosse hoje o Tzolkin não era algo absolutamente fenomenal? Bem este se calhar continuo a achar fenomenal que joguei há pouco tempo e adorei na mesma, mas talvez a minha cabeça já me fosse a dizer que o jogo é incrível e eu ia adorar.


Mas isto tem grandes vantagens...em primeiro tenho sido muito mais selectivo na compra de jogos, a minha carteira agradece um pouco, até porque ando a tentar dar tempo de mesa aos jogos que já cá estão. Mas a maior vantagem de todas, é o potenciar a procura e exploração de jogos diferentes! Para isso muito contribui o grupo com quem eu e a Inês temos jogado! Anteriormente se eu lia que dois jogadores não era a player count ideal de um jogo, então já não interessava, agora vejo a coisa de forma diferente. 


Não me canso de falar neste jogo, mas se eu não procurasse jogos diferentes se calhar nunca teria jogado Pax Pamir, porque não é um jogo indicado para dois (embora farte-me de ler boas referências ao jogo a 2) e nem nunca tinha sonhado em adquirir um Bios:Origins, que foi uma experiência altamente a dois!


Não quero também que pareça que basicamente me fartei de euros! Estreei recentemente o Black Angel, que gostámos e um Gaia Project que gostámos muito!


Portanto a pergunta coloca-se: existe fadiga de jogos? Ou é apenas uma evolução normal de todos nós enquanto boardgamers? Ou será algo apenas cíclico? Alguma vez sentiram esta espécie de fadiga?


Um abraço....

Comments

Popular posts from this blog

Tertúlia - Como jogar no Trabalho

O preço dos jogos

O Drama: Comprar um jogo