Era uma vez...

Quem aqui não gosta de história?

Este texto é daqueles mais compridos, eu não fico chateado se dividirem isto em duas leituras. 



Ainda recentemente o nosso bem conhecido Micael Sousa, do canal Jogos no Tabuleiro fez um vídeo super interessante sobre a sua própria história no mundo dos jogos de tabuleiro. Sugiro vivamente vocês perderem uns minutos do vosso dia para ver o vídeo. https://www.youtube.com/watch?v=dCLFbByIrTs 

Ele fala do percurso dele e dá uma série de exemplos de jogos que o foram introduzindo a este mundo. Vejam o vídeo!

E pegando um bocado na ideia dele, acho realmente que é um tema muito porreiro para ser explorado, uma vez que certamente começámos todos por motivos muito variados e todos nós gostamos de fazer pouco das versões infantis de nós próprios.




Eu sempre gostei de jogos de tabuleiro e lembro-me perfeitamente de ser um jovem rapaz, e jogar Monopólio com os meus pais, ou quatro em linha, ou o Quem é Quem...bem sei que isto não vai cair na nossa definição de jogos de tabuleiro mas na altura eram estes jogos que me tiravam da minha velhinha MegaDrive. Os anos foram passando e com os meus amigos volta e meia lá se jogava um Trivial Pursuit, um Uno ou mais tarde, jogos como o Jungle Speed. 

Anos passaram e continuei a ir jogando estes mesmos jogos, até que um dia em 2018 eu tentei pôr a Inês a jogar Playstation, acho que o jogo era o Assassins' Creed ao que ela me diz que não se importava de me ficar a ver jogar. As coisas que uma pessoa diz por amor.




Portanto isto nasceu da necessidade de arranjarmos um passatempo comum. Lá descobri que ela também gostava de jogos de tabuleiro e jogámos uns quantos jogos de Monopólio...ou vá tentámos Alguma vez alguém acabou um jogo de monopólio?😕
Os nossos ao fim de 5 horas lá acabavam comigo a dizer que declarava falência (eu nem sei se isto está nas regras).

Farto de levar porrada, frustrado com a vida pensei "Porra não pode ser só isto, eu sei que há mais jogos! Vou comprar um Risco ou um Cluedo!" Onde me fui meter...

Na minha inocência eu achava que só existiam os jogos já referidos e pouco mais, e custariam um máximo de 50€ (e agora penso como raio um Monopólio pode custar 50€?!?!?!?). Fui pesquisar: Google "Best boardgames for two players" e naturalmente o primeiro site que apareceu foi o BGG...tive um colapso! Eu todo contente, achava que ia fazer uma surpresa à patroa nessa noite, ia aparecer com um jogo novo altamente em casa. Afinal ia precisar de uma semana para conseguir escolher um de uma quatidade RIDÍCULA de jogos.

Como qualquer rookie, fui logo ver os rankins e afins e qual é o meu espanto quando vejo jogos do Senhor dos Anéis ou Star Wars super bem qualificados, e um tal de Gloomhaven que tinha uma capa fixe...pensei automaticamente "deve ser altamente, é isto mesmo" (ao fim de 3 anos nunca joguei nem o War of the Ring, nem o Rebellion, nem o Gloomhaven...um dia). Tive um segundo colapso, preços!
Eu já tinha dito algures que achava que os jogos no máximo iam até 50€ não já? Não vale a pena dizer que em qualquer sítio onde procurasse, nomeadamente grandes superfícies que era o que conhecia, todos estes jogos custavam bem acima desses 50€.



Desmoralizei um pouco, mas não desisti! Procurei listagens um pouco mais fáceis de utilizar para quem não fazia ideia o que procurar. E eis que me aparece o 7 Wonders Duel, o Hive, o Patchwork e o Jaipur...e começam os preços também a entrar em campos mais simpáticos. Arrisquei e o Jaipur foi o nosso primeiro jogo de tabuleiro! E mesmo assim eu achei que estava a fazer batota, aquilo nem tabuleiro tinha, era um jogo de cartas.

"Querida cheguei...! E olha o que eu comprei" - dizia ele super entusiasmado achando que tinha alcançado um enorme feito.

A Inês achava que eu estava a gozar com ela e riu-se da capa e depois eu comecei a dizer-lhe que tínhamos de juntar uns camelos e tal...não o jogámos nessa noite e a primeira impressão não foi a melhor. Mas com um pouco de insistência o jogo lá foi à mesa e escusado será dizer que gostámos bastante daquilo. De repente os jogos não dependiam da sorte dos dados, não acabavam só quando alguém desistisse e tinham temas diferentes.

Continuámos a vender prata e ouro e a juntar uns camelos durante uns 15 dias...um dia a jantar, trocámos um olhar cúmplice por entre o cheiro a fritos daquele restaurante chinês: "estou com vontade de comprar um jogo novo" "eu também", nessa mesma noite chegou o 7 Wonders Duel.



O 7 Wonders Duel merece uma pausa. Eu adoro o jogo e durante muito tempo foi um dos jogos que mais gostei mas este jogo quase matou o hobby para nós. Nós somos pessoas bastante competitivas e inicialmente tínhamos muito mau perder (agora já melhorou, mas só um pouco, passámos a saber perder, mas não sabemos ganhar). Este jogo causou um mau perder particular. Consegui, um dia, de uma jogada só, ganhar através da supremacia científica...Bem, ganhei o jogo e o silêncio da Inês pelo menos uns dois dias. Fiquei de tal forma chateado que disse que não voltava a comprar nenhum jogo nem voltava a jogar com ela. Ainda o vício não tinha começado e já se estava a cortar o mal pela raiz. Bem pelo menos a minha carteira tinha agradecido.

Mas esta coisa de termos um hobby conjunto estava-me a agradar tanto, que lá a convenci a jogar mais uma vez. Ela ganhou e à boa maneira das mulheres, já ficou tudo bem. Senhoras não levem a mal, mas vocês sabem que é verdade.






A partir daqui o bichinho estava instalado, ia andando a ver os preços dos jogos e a procurar novos...até que apanhei uma mega promoção um dia que tinha ido a uma grande superfície e comprei o Pandemic. Este jogo fazia todo o sentido na altura, era cooperativo (portanto ninguém ia fazer birra), o tema para nós enquanto farmacêuticos tinha a sua piada e tinha custado 17€. Sei que muitos de vocês não gostam de Pandemic, nem do Legacy, pois nós adoramos! E começou...este jogo revolucionou a nossa percepção dos jogos e foi aquele click!

A partir daqui tudo explodiu eu comecei a procurar entrar na comunidade de jogos, comecei a ler notícias, ver reviews, conhecer diversas lojas e pior...a comprar jogos a torto e a direito! E estávamos absolutamente viciados, o jogo ia à mesa todo o santo dia.

E tem sido uma viagem daquelas! Que hobby, que vício, que maravilha de coisa que fomos descobrir! Já comprei uma série de jogos já vendi também uns quantos só porque afinal não era a cena...e o mais engraçado foi o descobrir precisamente isso: que tipo de jogos realmente fazia as delícias cá de casa. Quando começámos quase só procurávamos cooperativos, e afinal fora o Pandemic ainda não gostámos propriamente de mais nenhum jogo cooperativo que jogámos até agora. Por exemplo: eu estava cheio de vontade para o T.I.M.E. Stories, parecia altamente...detestámos o jogo!

Achei no início que Worker Placement não era a cena da Inês, afinal Worker Placement é o que a Inês faz melhor.

E agora vou deixar aqui a minha nota final, a comunidade! Já abordei alguns de vocês, a pedir algum tipo de ajuda ou opinião, e a única coisa que tive foi uma total abertura da vossa parte. Nunca mas nunca, fiquei sem resposta! Portanto muito obrigado, certamente sem vocês esta experiência não chegava a este ponto!

Longa história esta...vocês há quantos anos andam nisto? Começaram também com os monopólios? Migraram de outro tipo de jogos, como Magic? Ou tiveram a necessidade de desligar a ficha do computador e voltar ao analógico?

Para outro dia ficam os jogos de tabuleiro que mais nos marcaram e os nossos preferidos, até lá já sabem: Boas jogatanas!

Comments

  1. Replies
    1. Ora essa Micael! O bom trabalho feito em Portugal também tem de ser louvado, não é só o que é feito lá fora que é bom! E o teu canal, pelo menos para mim, é uma fonte de informação e consumo!

      Delete

Post a Comment

Popular posts from this blog

Tertúlia - Como jogar no Trabalho

O preço dos jogos

O Drama: Comprar um jogo