O Isolamento

A m**** do bicho!!


Acho que este tema é incontornável, o Covid-19 mexeu com tudo e todos, em todo o tipo de áreas. E admito que a comunidade de jogos tabuleiro mostrou uma flexibilidade espectacular arranjando alternativas para que o hobby continuasse a rolar.



Isto parece que está para ficar, vamos ter de nos adaptar e aprender a viver com o nosso próprio bafo..tipo ping-pong entre nós e a máscara.

Fui estando atento e vendo como a comunidade se ia adaptando à situação, particularmente quem não vive com boardgamers, que de repente ficou longe da malta com quem podia jogar. Para nossa sorte existem muitas coisas que não deixam morrer o hobby.

Felizmente para mim não mudou quase nada, eu jogo praticamente só com a Inês portanto não fez diferença, continuámos a jogar normalmente. No entanto isto deixou aqui umas situações no ar que merecem a discussão.

1. Jogos a solo



Eu não gosto de jogar a solo. Os jogos tabuleiro para mim vieram pela necessidade de eu e a Inês termos um hobby conjunto, e o jogo a solo tira naturalmente essa parte. Para jogar sozinho vou sempre preferir pegar no FM e ver se consigo ganhar a Liga dos Campeões com a Mágica Briosa! Se realmente vos interessar, nunca consegui e ainda só parti um teclado a tentar.

No entanto já fui tendo alguma curiosidade em dar uma oportunidade ao solo. Quase todos os jogos agora têm essa vertente e cada vez mais jogadores a usam. Penso que dos jogos cooperativos ainda posso tirar algum gozo de jogar a solo, os outros acho estranho.

Há um sistema de solo então que detesto! Aquela coisa de jogar fazer uma pontuação, não ganhei nem perdi, da próxima vez que jogar o objectivo é fazer melhor que a minha pontuação anterior...epa eu percebo a ideia mas não, para mim não. Assim nem posso atirar à cara da caixa do jogo que levou na boca.

2. Jogos online



Este ponto eu já fui experimentando e é mais ou menos. Aquilo faz-me um bocado dores de cabeça e confusão nos olhos andar à procura dos componentes e andar constantemente a fazer zoom no tabuleiro. Penso que é uma questão de hábito, mas no mínimo estranha-se.

Eu já toquei ligeiramente nisto noutro post, o online tira a magia dos jogos tabuleiro, penso que nisso devemos todos estar mais ou menos de acordo. O giro disto é andar a mexer em pequenos cubos de madeira certo? 

Mas quem não tem cão caça com gato. Portanto acho que as plataformas online são uma ferramenta brutal não só para esta situação absolutamente excepcional como, imagino que, para playtesting ou para jogar com malta com quem não temos hipótese de conviver por razões geográficas.

Temos excelentes exemplos disso em Portugal de pessoal que se organiza pelo Discord e abre o seu próprio grupo a todos os que queiram entrar.

3. Jogos por videoconferência



Eu isto nunca experimentei, mas quando vi no Youtube pessoal que fez jogos assim fiquei completamente baralhado. Como raio se joga por videoconferência?! Certamente não deve resultar em todos os jogos, mas fiquei muito surpreendido com a maneira como o fazem.

Não me consigo alongar muito sobre isto uma vez que nunca experimentei. E sempre me disseram para não andar aqui a mandar postas sobre coisas que não conheço.


Felizmente começamos agora a ver os encontros a serem retomados com as devidas regras para garantir que corre tudo pelo melhor! Espero sinceramente que as convenções que ainda estão para vir tenham condições para se realizarem, este ano ia pela 1ª vez à LeiriaCon e o bicho já me cortou essa!

Este vírus afectou os vossos hábitos enquanto jogador? Vocês usam alguma destas vias? Já retomaram as jogatanas com os vossos grupos?

Deixar a nota do farmacêutico. Não se esqueçam, as máscaras protegem os outros, USEM quando não conseguem estar afastados. Lavem o raio das mãos, não custa assim tanto. E por favor, por favor, não andem a espirrar ou tossir para o ar. E não se esqueçam que a Covid não é a única doença no mundo, se precisarem não adiem situações de saúde!

Abraço amigos

Comments

Popular posts from this blog

Tertúlia - Como jogar no Trabalho

O preço dos jogos

O Drama: Comprar um jogo