Watergate
Hoje vou tentar dar a minha primeira opinião sobre um jogo em particular. Um jogo sobre um dos maiores escândalos políticos da história? I'm in!
Este é o típico jogo onde o tema me fixou LOGO. Lá vi como se jogava e tal só para ter a certeza, mas assim que vi que era sobre o escândalo de Watergate estava fisgado. Ora um jogador é a administração Nixon a tentar chegar ao fim do seu mandato e o outro jogador representa o Washington Post e tenta ligar o Nixon (o homem que tem ali a fronha escarrapachada no meio do tabuleiro) aos diversos "informants" que estão à volta do tabuleiro.
Não vou detalhar as regras, mas o Post ganha se ligar dois informants através das evidências (representadas por aqueles tokens com cor verde, azul e amarela) ao belo retrato do Nixon. O Nixon ganha se recolher 5 daqueles tokens vermelhos (momentum tokens) ou se for necessário outro desses tokens e já não houver mais. O Nixon pode por evidências no tabuleiro mas viradas para baixo, bloqueando o Post e o Post pode ir ganhando momentum tokens e com isso ter algumas vantagens.
É um simples jogo que se baseia no uso de cartas, um baralho para o Nixon, um baralho para o Post. E aqui começa a maravilha do jogo, o tema. Este jogo transborda tema, as cartas têm um pequeno texto com informação, o livro de regras tem um resumo de todo o escândalo do Watergate e a própria mecânica de jogo parece mesmo uma guerra política.
Quando jogo uma carta enquanto Post, gosto sempre de pensar que estou a aqui a expor as malandrices políticas de alguém. Uma versão portuguesa deste jogo também devia ser giro.
Se jogar com o Nixon sinto-me numa guerra fria a mandar tipos de gabardinas compridas para fazer o trabalho sujo.
O jogo é bastante simples, jogar uma carta e fazer o que ela diz, só isso: ou usamos o valor para mexer os tokens (sejam eles evidências ou aqueles cilíndricos) ou usamos o seu evento...fácil até agora certo?
O jogo é super equilibrado, super tenso (como qualquer investigação política deve ser), ainda no último jogo já estava eu todo cagão a rir-me achava que estava ganho, uma carta e a Inês ganhou...escusado será dizer que passei o resto da noite a levar com isso na cara! Isto para mim é um ponto positivo, mas aqui admito que possa não agradar a toda a gente. Isto de perder numa simples jogada pode gerar uma elevada taxa de tabuleiros partidos ou componentes perdidos.
Bem eu vou já andar com isto para a frente, eu ADORO o jogo, provavelmente é neste momento o meu jogo preferido só para dois! É um jogo mais táctico que estratégico uma vez que vamos reagindo às cartas que nos saem e directamente ao que o oponente faz. Acho que não existe uma estratégia ideal, que possamos ainda antes do jogo decidir que queremos seguir.
Quem quer zero aleatoriedade, este jogo não serve: temos a aleatoriedade das evidências que vão saindo e das cartas. Habitualmente não gosto muito que os jogos tenham sorte, mas aqui é perfeitamente controlável, nomeadamente com o nosso baralho.
Já vos disse que o jogo é super temático? Enquanto as evidências estão no nível zero, viradas para baixo, ou seja, não pertencem a ninguém, adivinhem lá quem é o jogador que as pode ver para saber que cores lá estão? Estes políticos...
Depois, este jogo para os que têm pouco tempo é brutal! 30/45 mins, imagino que no limite possa ir até 1 hora caso seja mesmo taco a taco, e está despachado. Tem virtualmente zero de setup, portanto abrir a caixa baralhar umas cartas e siga.
Dos jogos que acompanhei e que joguei de 2019 este para mim é um dos melhores. Dentro dos exclusivos para dois jogadores, vai ser difícil bater este.
Já jogaram? Gostaram? Ou acham que eu não percebo nada disto e o jogo não vale umas cascas de alho? Preferem outros jogos do mesmo género?..(Twilight Strugle?😶)
Ah já vos disse que o jogo é temático?
“Goddamn it, get in and get those files. Blow the safe and get it.” - Richard Nixon
PS: Desculpem lá as imagens estarem com uma formatação horrível, epa mas eu e os computadores temos uma relação amor ódio muito forte...já perdi 2 horas a tentar deixar isto do mesmo tamanho e não consigo...azar
Comments
Post a Comment