Afinal o que é que se bebe aqui?

Patuscadas, minis a estalar e....jogos tabuleiro! Onde me faço convidado para isto?




Se calhar aqueles heróis que andam a ler este blog desde que ele começou ainda se vão lembrar que eu no primeiro post disse que ia acabar a falar de culinária. Ora então vamos lá entrar por esses caminhos.


Antes de mais, vamos já aqui adiantar que eu adoro comer! Sou um gajo muito magrinho mas estas iguarias do nosso Portugal...marcha tudo! Deve ser o metabolismo que é muito forte.  Cada vez que penso numa tardada com os meus amigos penso sempre que tem de haver um queijinho, umas tapas, para os mais refinados um bom vinho para os cheios de calor minis naquele limbo de congelar e se aquilo for para prolongar para jantar um bacalhau seja de que maneira for...ou se for uma noite internacional desde tacos a sushi...enfim eu sou uma pessoa muito facilmente conquistada pelo garfo.


Nestas tardadas eu tento que entrem e deveriam entrar sempre uns jogos, e isto coloca uma importante questão, afinal com o que se deve acompanhar um bom jogo de tabuleiro? E agora que estamos no Verão, é altura das patuscadas!



Vou começar pela comida. Uns snacks são sempre obrigatórios, especialmente se estiver mais gente lá em casa para além de mim e da Inês...bem na verdade se formos só nós os dois umas tostas e uma burrata com doce de abóbora também nunca dizemos que não. Mas apesar de o nosso paladar adorar estas pausas para aumentar o colesterol, os nossos jogos podem não achar piada nenhuma. Vamos pintar isto assim: batatas fritas, queijo, enchidos...os outros a jogar e tu completamente concentrado na melhor estratégia para conseguir trazer o maior punhado de batatas de uma só vez, quando repentinamente essa concentração é interrompida "João és tu!". Afinal estavas a jogar qualquer coisa e tens de pensar rapidamente o que fazer para não refilarem contigo. A manápula que estava cheia de batatas já com a ponta dos dedos dentro da boca pronta a largar aquela avalanche de óleo e sal larga tudo a correr, e nem do guardanapo se lembra. Passa directa para as cartas, meeples e outros componentes que a partir daquele momento passaram de um acabamento mate para um glossy estupendo. Para além disto vamos temperar a ponta dos dedos dos outros jogadores todos que vierem a seguir. Enfim resumindo o parágrafo: fica tudo nojento! E já pensaram no exemplo que dei no queijo com doce? E se cai doce no tabuleiro? Só aquela gota que fica esquecida e depois seca e fica com o açúcar entranhado no cartão? Enfim, felizmente nós somos muito asseados e temos cuidado e muitos guardanapos à volta. 

Portanto obviamente tem de haver alguma coisa para se trincar, mas jogadores por favor tenham cuidado porque eu se tiver de mexer no mesmo componente não preciso de temperar a ponta dos meus dedos com sal e saliva!



Passemos às bebidas!  Aqui é mais fácil, existe o risco de um copo ou uma garrafa virar eu sei, mas não sei porquê, tenho a sensação que é menos crítico. Aqui a questão será qual a melhor bebida para uma jogatana? Eu adoro as minhas minis, mas há dias de semana à noite que não é a mini que está a puxar...a Inês costuma apostar forte no chá. Se calhar é por isso que a Inês ganha, se calhar o álcool começa a adormecer-me o pensamento, vou mudar de estratégia e apostar forte no café! A nível de segurança parece-me claramente que água será o mais seguro e vinho o pior! Quando há malta em casa, aí claramente as minis ganham, são sempre uma aposta segura e prática!


E para concluir isto, li há uns tempos no BGG uma geeklist de malta que adaptava a comida e bebida ao jogo que ia jogar!  Eu acho isto tudo muito bonito e engraçado e deve ser super temático, mas alguém sabe o que se come em Gloomhaven? Ou alguém arranja rações militares para comer enquanto jogamos Pandemic? E no Wingspan, pagava para ver a malta comer minhocas e ratos!


Enfim vocês têm alguma atenção em como alimentar os vossos amigos em dias de jogo? Ou simplesmente é o que houver em casa? Eu agora que acabei de escrever isto acho que é um bocado o que houver em casa, porque tudo o que escrevi em cima, há sempre em casa! Bem mais um tema super aleatório e jogos tabuleiro nada! 


Mas como este hobby não era nada sem o resto da malta! Um brinde aos momentos à volta do tabuleiro.



Um abraço!

Comments

Popular posts from this blog

Tertúlia - Como jogar no Trabalho

O preço dos jogos

O Drama: Comprar um jogo