Guerreiros de palmo e meio

Os pequenos jogos

Bem vos disse que ia tentar trazer um post sobre os pequenos jogos que eu penso que nem sempre recebem o amor que merecem.





Eu adoro aqueles jogos de duas horas com tabuleiros enormes e uma série de peças que eu tenho de mexer de um lado para o outro, mas esse gozo pessoal vem sempre com duas etiquetas agarradas: preço e tempo. Sendo que até é esta segunda que normalmente vem em letras maiores!

O tempo que precisamos para levar um jogo desses à mesa, muitas vezes acaba por obrigar a que os mesmos fiquem na prateleira, e não falo só do tempo para jogar, falo também do tempo que eu tenho de estar disposto a perder só para o montar. Estes jogos com muitas peças são pesadelo no que toca a setup. No nosso caso ainda por cima eu é que sou incumbido de tratar dessa parte, a menina Inês só senta o cu na cadeira e diz "vamos começar?"

Perante estas necessidades eis que aparecem aqueles pequeninos jogos lá atafulhados no meio das caixas de metro e meio e que pesam 5Kg! Como vocês sabem nós não temos muito tempo para jogar, portanto jogos que essencialmente tenham um setup rápido dão muito jeito! Porque isto de não ter tempo, muitas vezes é não ter tempo para o setup, porque depois de um jogo estar a andar, ninguém abandona o barco a meio certo?

Ao longo deste último ano investi bastante nestes pequenos jogos e tenho tido resultados excelentes, seja em jogos rápidos e fáceis como o Jaipur ou o Port Royal, como para jogos que têm um pouco mais que se lhe diga como é o caso se calhar do Oh My Goods e do Watergate. O Watergate nem devia entrar nesta categoria, mas aquilo é tão rápido de levar à mesa que para mim faz parte do pacote dos pequenos jogos.

Isto fez-me realmente ver que há uma série de pequenos jogos que quase dão o feeling de um jogo grande, com tudo aquilo a que um jogo tem direito! E fazem isso só com um baralho de cartas! 

A título de exemplo de jogos pequenos e rápidos que nos dão a tensão de jogo de tabuleiro full size, naturalmente com as respectivas adaptações (vou enumerar apenas aqueles que gostamos mesmo muito): 

  • Hive;
  • Watergate;
  • Oh My Goods;
  • Hanamikoji;
  • 7 Wonders Duel.

E estes são só os exemplos de que mais gosto, certamente existe uma enormidade de jogos pequeninos que mereciam estar nesta lista e tantos de designers portugueses. Aguardo ansiosamente pelo Mercado de Lisboa do Vital Lacerda, 30min um jogo do Vital? Onde faço o pagamento? Também o Vidrado do João Quintela Martins tem muito bom ar!

Enfim, este post é precisamente para celebrar estes pequenos guerreiros que tanto jeito nos dão e que por vezes não recebem o devido crédito. Agora estamos em época de férias, com idas à praia ou para o campo...Querem experimentar levar um jogo com 40 componentes diferentes para a praia? Bem me parecia que não...



Portanto façamos todos uma vénia aos grandes pequenos jogos que vestem o fato de macaco, e nos permitem jogatanas todo terreno!

Vocês também alinham nestes pequenos jogos ou se não tem tabuleiro então não é jogo?

Um abraço!

Comments

Popular posts from this blog

Tertúlia - Como jogar no Trabalho

O preço dos jogos

O Drama: Comprar um jogo