Malta trouxe um jogo!

Introduzir amigos aos jogos

Olá pessoal, isto hoje não é um post...ou pelo menos não me parece um post. É um pedido de ajuda! 



Eu, como certamente muitos de vocês, tento de forma admito que algo frenética introduzir os meus amigos a boardgames. Mas do meu grupo de amigos mais chegados, apenas dois gostam e têm realmente paciência para isto.

As únicas coisas que realmente funcionam são party games e mesmo assim, eu devo ser muito fraco a ensinar regras porque parece que nem esses o pessoal quer perceber.

A minha maior dificuldade é precisamente levar o pessoal para a mesa, existe uma inércia tal que parece quando eu digo a palavra "jogo" lhes adiciona mais 20kg em cada perna. Mas isto deve ser um problema de vocabulário, porque quando digo jantar ganham molas e correm para a mesa.

E eu não acho que o problema seja o gostarem ou não de jogar, porque eu acho mesmo que gostam, e passamos todos um bom bocado no final. O problema está na barreira psicológica que eles parece que têm de atravessar para se dedicarem a jogar um jogo.

Apesar de isto tudo, acho que a maior falha está em mim. Já tentei por diversas vezes, introduzir os jogos errados, num grupo que como digo não está disposto a querer jogar ou então que é demasiado numeroso para realmente jogar. Ou seja quero avançar logo para os Eurogames em malta que quer jogar o Trivial Pursuit! No entanto, em minha defesa eu tentei por o Ticket to Ride na mesa e aí por exemplo o "tema" desligou logo toda a gente...tanto que ofereci o jogo mais tarde. Apesar de tudo eu admito que na minha colecção faltam realmente os chamados "gateway" (eu não gosto muito de classificar jogos assim): lá porque o Ticket to Ride não funcionou naquele dia não quer dizer que mais tarde não se proporcione uma boa tarde para o jogar.

Mas antes de começarem a achar que isto de eu tentar introduzir os meus amigos tem sido só desgraças, a coisa está a melhorar. Obviamente o Covid diminui o nosso número de encontros, mas entretanto já nos começámos a juntar novamente e a malta já me pede para levar algum jogo. O Codenames e o Just One foram sucessos instantâneos, lá está party games!

Há um outro ponto para mim muito interessante: os jogos cooperativos! O Pandemic e o Chronicles of Crime geraram muito boas experiências quando no grupo os rapazes até lhes apetece jogar, mas as raparigas querem ficar na fofoquice. Eu acho que os cooperativos têm vantagem de tornar mais fácil introduzir novos jogadores a mecânicas por vezes um pouco mais complexas, sem eles se sentirem completamente atirados aos lobos com a quantidade de escolhas que têm de fazer!

Portanto ajudem-me aqui um pouco. Que estratégias usam para levar a malta para a mesa e combater a tal inércia? Como reagem quando tentam explicar regras e todos se agarram ao telemóvel ou quando abrem o terceiro saco de componentes começam a perguntar se por acaso não temos o Uno?

Obrigado amigos, um abraço!

Comments

Popular posts from this blog

Tertúlia - Como jogar no Trabalho

O preço dos jogos

O Drama: Comprar um jogo