A febre do Kickstarter

 Ui que isto hoje vou tocar num ponto sensível...





O Kickstarter é um sonho ou um pesadelo? Ou é algo no meio? Acho que já todos comprámos jogos pelo KS, eu por acaso ainda não o fiz muito, mas pronto uns mais que outros já todos bebemos do mesmo canteiro.


Eu não tenho nada contra o Kickstarter e creio que muito pouca gente terá, mas aquilo que quero explorar é mais o sentido de até que ponto vale a pena? Há tanto jogo disponível pelos canais tradicionais será que é preciso irmos atrás da febre do novo? Talvez sim, talvez não...


Eu para ser atraído para o KS tem de ser um jogo que me atraia logo ao ler as regras, porque infelizmente, cada vez que queremos um jogo do KS para vir parar aqui ao nosso canto à beira mar plantado acaba por custar outro jogo. 


O KS tem algumas vantagens evidentes, desde as edições e promos especiais, como as cópias deluxe e mesmo alguns jogos que são exclusivos KS. Conseguimos também o jogo mais cedo que o resto da malta...isto se não houver atrasos mas como as entregas do KS parecem as obras do MetroMondego cujo prazo de execução deve ser vitalício, os atrasos são no mínimo expectáveis. Obviamente estou a exagerar e da curta experiência que tenho por acaso nem me posso queixar muito, mas pelo que leio estes atrasos vão sendo frequentes. Na minha humilde opinião até acho que prefiro que seja como agora o 7th Citadel, colocam prazo de entrega Maio 2022. Muitos se queixam e tal, mas se calhar poupam aquela desilusão de esperar o jogo passado 6 meses e receber passado uns anos. Assim quem quiser entrar no barco já vai avisado.


Algumas edições de alguns jogos no KS, parece que deixaram algo a desejar (no meu caso  o jogo que recebi, o La Stanza, vinha impecável) mas por exemplo pelo que li, o Barrage deixou muitos backers insatisfeitos. Esperar um jogo durante tanto tempo, super entusiasmados, normalmente jogos caros, e depois a qualidade de produção ser fraquinha...


Mas falando bem o KS tem um ponto fundamental a favor: isto permitiu trazer até nós jogos que provavelmente nunca veriam a luz do dia se fosse por outra forma. Eu ainda gosto de acreditar que é assim que o KS é fundamentalmente usado, embora admita que nalguns casos possam existir editoras que colocam o KS "sem necessidade" para tirarem proveito do efeito que o mesmo tem. Eu não sou nenhum especialista em marketing mas aquilo claramente funciona e penso que deve ser considerado um verdadeiro fenómeno de compras que as empresas não podem deixar passar.


Eu se calhar falo sem o devido conhecimento de causa mas acho que o KS está muito enraizado na indústria e uma boa fatia dos projectos que existem no KS são boardgames e assim sendo penso que está para ficar. Dito isto acho que há uma enormidade de jogos a ser lançado no KS todos os anos e eu não tenho ainda opinião bem formada se ter muitos jogos novos todos os anos é bom ou mau e se devia haver uma maior filtragem do que sai para o mercado. Mas isto deixo para quem conhecer melhor a indústria.


Vocês gostam de andar sempre ali a bebericar das últimas novidades que o KS apresenta todos os dias ou preferem aguardar que o jogo saia para o mercado final? 


Um abraço!

Comments

Popular posts from this blog

Tertúlia - Como jogar no Trabalho

O preço dos jogos

O Drama: Comprar um jogo