Os Deluxe!

Hoje venho falar um pouco sobre as edições deluxe! Acham importante os extras que os jogos trazer ou só atrapalham? Vamos lá desenvolver um pouco o tema.




Vou começar pelo dinheiro:

Recentemente tive o prazer de jogar uma partida de Brass: Lancashire, versão deluxe, ou seja com as Iron Clays, que, para quem não conhece, são um estilo de fichas de poker usadas como dinheiro no jogo (estão na imagem do texto). Ora eu adorei a experiência! Para além de ter um melhor feeling, facilita efectivamente na jogabilidade. 

Eu quando pensava em extras de dinheiro/moedas, achava sempre que o que havia eram as moedas metálicas e admitindo que isso torna a experiência de jogo mais engraçada é um bocado só de bling. E já tendo jogado com moedas metálicas fico a pensar se realmente vale a diferença de preço para as moedas de cartão.


Passando aos restantes componentes:

Todos queremos componentes o mais realistas possível, mas até que ponto temos de abandonar os cubos que ao longo dos anos fizeram as nossas maravilhas? Aqui vou pegar em particular nas miniaturas, se formos a um KS e tivermos o mesmo jogo com e sem miniaturas andamos muitas vezes com diferenças de valor na casa dos 30€ ou mais! E atenção, a nível do custo de produção do jogo eu acho que a diferença está mais que justificada, do ponto de vista da jogabilidade eu já tenho as minhas dúvidas. Se tivermos recursos como bananas eu acho que a madeira não tem de ter a forma de uma banana, cubo amarelo serve. Há apenas uma ressalva que deixo, pessoas daltónicas imagino que ter as formas ajude imenso!

Nem sempre as versões deluxe se resumem a componentes com formas bonitas ou a moedas mais brilhantes, trazem muitas vezes mais conteúdo de jogo, cartão um pouco mais grosso nos componentes, tabuleiros com duas camadas (que são uma maravilha para segurar componentes no sítio) e isso tudo honestamente, eu já acho que faça diferença! 


Dito isto, não me interpretem mal! A primeira coisa que fiz depois de jogar com as Iron Clays foi ver onde conseguia comprar um set para mim, e fui apenas travado pelo preço daquilo. E é óbvio que prefiro mexer um boneco em vez de um peão, mas tantas e tantas vezes ao optar por estes pequenos luxos podia comprar outro jogo! Portanto acho que o importante é vermos o que é o deluxe num jogo particular, só miniaturas ou algo mais?


Ainda há mais um ponto, a revenda do jogo. Felizmente o nosso hobby tem uma elevada capacidade de reciclagem de jogos, ou seja, um jogo que afinal não gostei ou perdeu espaço na colecção pode ser a delícia de outro jogador! Edições deluxe são naturalmente mais apetecíveis e procuradas e muitas vezes nestas situações sim, acho que os deluxe são a melhor e mais rentável opção!


E vocês, gostam do jogo com tudo a que têm direito ou o que importa é ter mais jogos? E o melhoramento dos componentes acham fundamental para a jogabilidade?


Um abraço!

Comments

Popular posts from this blog

Tertúlia - Como jogar no Trabalho

O preço dos jogos

O Drama: Comprar um jogo