Top BGG

O BoardGameGeek é sem dúvida o maior site relacionado com o nosso hobby e imagino que seja para todos nós a maior fonte de informação.





Tendo o BGG a possibilidade de classificarmos jogos vinha perguntar: o quão importante é para vocês o Top do BGG?


Eu vou ser muito sincero, nisto sou um bocadinho "Maria vai com as outras" e vou dando, e dei particularmente no início da minha colecção importância ao top. Esta importância tem vindo a diminuir com o tempo, começo a saber o que gosto, que autores gosto, etc...mas quer eu queira quer não, ver que um jogo tem uma classificação alta dá-me uma certa confiança na aquisição.


Ora esta confiança é toda muito bonita mas também já me pregou rasteiras e levou-me a comprar o único jogo que efectivamente posso dizer que odeio: o TIME Stories! Um dia faço uma review sobre ele, porque acho que as reviews também devem dizer quando as coisas são, na nossa opinião fracas, caso contrário parecemos um pão sem sal que diz que sim a tudo. Esta minha experiência com o TIME Stories foi o que me levou a ir olhando com mais cautela para o top, afinal de contas isto é tudo subjectivo. Portanto agora, antes de comprar leio regras, vejo vídeos e não só uma pequena descrição do jogo e digo "isto parece porreiro".


E agora, para os desginers e editoras, qual a importância deste top? Eu acho que embora seja claro que esse top não reflecte necessariamente a qualidade ou falta dela relativa a um jogo, do ponto de vista das vendas do jogo certamente tem influência. Portanto, na minha humilde opinião acho que efectivamente o top tem a sua importância, porque aumenta o chamariz. E claro, todos gostam de ver o seu trabalho valorizado.


Por fim, e para isto também ter o tamanho certo para leitura de casa de banho, o top está ou não correcto? Antes de mais, eu sei que o BGG tem uma fórmula qualquer para prevenir que jogos com poucas reviews e altas pontuações trepem o escadote de ontem para hoje e acho uma boa ferramenta. No entanto, eu acho que o top está certo! Certamente não corresponde ao meu top, e provavelmente não corresponde aos vossos mas o top vai-se "auto-corrigindo" ao fim das milhares de avaliações de tantos jogadores, aquilo deve chegar a um ponto médio em que está certo. Mesmo que um jogo, que seja relativamente recente desate a subir, ao longo dos anos vai sendo ajustado à medida que mais jogadores pegam nele.


Portanto acho que todos temos a agradecer aos senhores que criaram o BGG e o Top é uma ferramenta de valor desde que usado com os devidos cuidados!


Vocês interessam-se pelo top ou não vos podia passar mais ao lado?


Um abraço!

Comments

Popular posts from this blog

Tertúlia - Como jogar no Trabalho

O preço dos jogos

O Drama: Comprar um jogo