Quem é que aqui sabe perder?

 "Perder ou ganhar tudo é desporto." 





Isto é uma das piores frases que se pode dizer. Quando era um jovem cheio de energia e que fazia desporto e fartei-me de ouvir isto...e aos meus olhos esta frase não fazia sentido nenhum. Como é que se pode dizer isto no desporto?! Se um jogo é uma competição o objectivo é ganhar, perder é falhar no objectivo básico do desporto!


Obviamente que para mim o objectivo fundamental de um jogo é passar um bom bocado com amigos, e "não me importo" de perder. Agora odeio aquela malta cujo espírito competitivo é abaixo de zero..e simplesmente encolhem ombros, portanto mesmo que eu ganhe sinto não tive o desafio necessário para o fazer. Eu se perder a maior parte das vezes não vou amuar, apesar de existir esse risco...ao contrário do ditado com que iniciei o post, existe um no qual baseei uma boa parte dos meus tempos de desportista "não gosto de perder nem a feijões".


Quando começámos a jogar eu e a Inês, como pessoas competitivas que somos tínhamos muito mau perder e isso chegou ameaçar o hobby para nós. Nomeadamente aqueles jogos em que alguém ganha com uma jogada só..ui não falávamos durante umas largas horas. Com o tempo felizmente isto passou e começámos a reconhecer o mérito quando alguém ganha. Nunca mais vou esquecer um jogo de 7 Wonders Duel, em que eu conseguir ir ao descarte buscar o símbolo que me faltava para ganhar por supremacia científica, como a Inês ficou...ou agora recentemente, jogámos Age of Steam a 4 jogadores, nós ainda estando a ser introduzidos a jogos económicos, o nosso objectivo, não conseguindo ganhar é ganhar um ao outro, acabámos de contar a pontuação e ela ficou à minha frente por 1 ponto, o meu sorriso de quem adorou jogo mudou para uma cara carrancuda até ao dia seguinte.

Agora temos um hábito muito mais saudável...não sabemos ganhar. Eu adoro não saber ganhar, quando acabo dizer "xiii levaste uma malha" e a ver a cara da Inês "m**** de jogo!" e o contrário até acontece com maior regularidade tenho de admitir. Só isso paga o preço do jogo!


Mas o mais engraçado, a nata da nata nisto são aqueles jogos em que um jogador passa o jogo com aquele sorriso de quem tem a coisa controlada, todo convencido e eis que chega o fim do jogo e a pontuação surge e esse jogador tropeça e vem por aí a baixo! Tão bom..e quantas vezes não me acontece a mim, e eu tal como Donald Trump, quase em lágrimas grito "STOP THE COUNT"!!


Então admitam lá vocês sabem perder e sabem ganhar? Ou são daqueles terríveis que quando perdem é culpa da cadeira?


Um abraço amigos e caso não voltemos a falar desejo-vos um excelente Natal! Com muitos jogos na árvore, todos sabemos que o importante do Natal são as prendas!

Comments

Popular posts from this blog

Tertúlia - Como jogar no Trabalho

O preço dos jogos

O Drama: Comprar um jogo